31 de março de 2006

Mais culturas

Desculpem, mas vou ter de dizer isto em jeito de desabafo. Os árbitros estão a acabar com o futebol em portugal. São eles que não pagam salários aos jogadores; são eles que não pagam ao fisco e à segurança social; são eles que fazem a politica despesista do "compro que depois alguém paga"; e, principalmente, são eles os grandes responsáveis pelas derrotas das equipas em Portugal. São eles que fazem más exibições; que falham aquele penalty no último minuto; que depois de um jogo inteiro a falharem golos de baliza aberta, não marcam um penalty e são logo crucificados; que dão frangos do tamanho de portugal; que em atitudes irreflectidas, agridem adversários(que são colegas de profissão), prejudicando a equipa e o próprio espectáculo.
Esta é a cultura portuguesa. Se uma equipa ganha, os jogadores são os melhores do mundoe o treinador também. Quando perdem, ou é o árbitro ou o treinador que são culpados. Nunca os jogadores. Porquê? Porque é que tem de ser assim? Quando é que se vão começar a responsabilizar jogadores pelas derrotas. Mas atenção. Se uma equipa joga para ganhar, os jogadores dão tudo por tudo e mesmo assim não ganham, então não se responsabiliza ninguém. Dá- se os parabéns á equipa por terem honrado a camisola que vestem.
Com o árbitro a mesma coisa. Não digo que não prejudiquem equipas ou que nunca tenham influência no jogo. digo apenas que eles não podem ser a ÚNICA causa de derrota das equipas. Nunca se dá valor e mérito ao adversário. Eles ganham sempre por influência de terceiros. è nestes pequenos pormenores que tem de se começar a mudar. JÁ. Prque o futebol e os adeptos merecem. Por aqui me fico. Isto é apenas uma opinião minha, não reflectindo o pensamento de outras pessoas.
P.S.- No 1º parágrafo, pode-se substituir os árbitros por treinadores.

28 de março de 2006

TRISTEZA


Acabo se saber que morreu o último grande defensor de Esgueira: o sr. José gonçalves Venâncio. Com a sua perda, a freguesia de Esgueira ficou muito mais pobre e certos políticos da nossa praça devem ter ficado bem aliviados com o seu desaparecimento, mas isso deixarei para outra altura. A esse grande Senhor da nossa cultura apenas tenho isto a dizer: foi uma honra e um grande orgulho conhece-lo pessoalmente. ATÉ SEMPRE, AMIGO VENÂNCIO

25 de março de 2006

A cultura(ou falta dela)

Estou a escrever este texto devido ao que se passou recentemente com o jogador do Standard de Liége, Sérgio Conceição. Este jogador, depois de ter levado um cartão vermelho por ter cuspido num adversário, pegou na camisola e, num acto irreflectido?, esfregou a mesma na cara do árbitro. O jogador Sérgio Conceição arrisca-se a levar uma suspensão que pode ir até 5 anos. Quando vi esta notícia, sinceramente, não fiquei chocado como muita gente. Mas este caso tem que servir de mote para uma profunda reflexão sobre o futebol português. E porquê? Já são demasiados os casos de indisciplina que envolvem jogadores portugueses. Ainda não há muito tempo foi o jogador Costinhqa do Dínamo de Moscovoque teve um caso de indisciplina e, em resultado disso, apanhou processo disciplinar e foi convidado a sair do clube. E poderia referir o que se passou no europeu que se realizou na Bélgica e na Holanda, no célebre penalty que foi marcado contra Portugal e que levou à suspensão de 3 jogadores; ou o que se passou na Coreia do Sul em que um jogador português agrediu um árbitro. Isto são alguns exemplos daquilo que se passa e ninguém parece importar-se muito com isso:meus senhores, o rei vai nú e anda a passear-se despudoradamente pelo meio da multidão. Temos de dizer basta. Temos de apurar responsabilidades. É por demais evidente que os portugueses não sabem perder(e como ficou provado no torneio de Toulon, parece que também não sabem ganhar) e a responsabilidade começa na formação. Tanto de pessoas como de atletas. É à toa que não temos um árbitro sequer no próximo mundial? Não.

Temos de começar a mudar mentalidades ou arriscamo-nos a daqui por uns anos Portugal ser afastado de grandes competições(espero que não) e sugiro começar pela formação. Já fui ver jogos de escalões mais jovens e vi equipas que praticamente não jogavam futebol, faziam muitas faltas e jogavam no limite. E porquê? Porque aqui em Prtugal só nos preocupamos comk os resultados. As equipas jogam para ganhar e nada mais. E este é o pior erro que se pode cometer ao nível da formação. Veja-se o caso da Holanda. Teve a "laranja mecanica" há uns anos atrás e desde ai´tem vindo, aos poucos, a construir outra boa selecção. Tudo porque sabe ser pacientee aposta na formação e não em resultados. Também temos exemplo disso das selecções campeãs em Riad e em Lisboa. Fora 4 ou 5 jogadores fora de série, quantos se tornaram bons profissionais de futebol? O professor Carlos Queirós foi o que teve melhor projecto até agora ao nível de formação. Que lhe aconteceu? Foi embora. Porquê? Não obteve resultados!?.

Esta crónica não pretende criticar ou dizer que tudo vai mal. Pretende, isso sim, alertar para a necessidade de se começarem a mudar mentalidades em Portugal. E temos de começar agora, para evitar que casos como os que têm ocorrido ultimamente não aconteçam mais. ò nóspodemos mudar esta situação. Ou arriscamo-nos a nos próximos anos, ficarmos afastados de grandes competições. Saudaçõesultras para todos e mudemos mentalidades por esse país fora.

22 de março de 2006

Outras culturas...

Eu não quero ser chato, mas gostaria de partilhar com vocês uma curiosidade que aprendi hoje(ontem) na formação que estou a ter. A certa altura, falou-se em ordenados e na quantidade de trabalho que temos neste momento na fábrica e alguém falou na fábrica da China. E aí, o fornador esteve a falar-nos dessa fábrica e, sem entrar em pormenores, porque não vale a pena, aprendi algumas coisas que nem sequer me passavam pela cabeça. Sabiam que na China, as pessoas além de só ganharem 1€ por dia, trabalham mais de 16 horas por dia e, inclusive, têem uma cama ao lado do posto de trabalho para poderem dormir lá? Nunca faltam ao trabalho por nada? As condições de trabalho são miseráveis ? Além disso, eles na estrada não conhecem esquerda nem direita. Vão no meio da via e só saem de lá quando um veículo que venha de frente está a 1m de distância. Mas na Índia é pior, vão sempre na via que está livre. Se for à direita vão pela direita, se for pela esquerda vão pela esquerda. Por isso se diz, quem vai à China vai à montanha russa.
Enfim, pequenas curiosidades que penso que serão interessantes e para se aperceberm de quão diferente é a realidade chinesa da nossa. Eles dormem no local de trabalho, nós queixamo-nos que trabalhamos demasiado e que ganhamos pouco dinheiro. Este será certamente um tema a merecer uma reflexão mais profunda e, quem sabe, para começarmos a mudar mentalidades no que diz respeito a trabalho.

19 de março de 2006

A primeira vez

Este blog vai servir para falar de tudo um pouco, desde desporto até cultura e também de algum assunto que queira partilhar com vocês. O nome deste blog é simplesmente uma homenagem à cidade onde nasci e moro, a cidade de Aveiro. Este blog não pretende concorrer com nenhum outro, trata-se simplesmente de um espaço para eu poder dar a minha opinião pessoal sobre diversos assuntos. Despeço-me por agora, mas prometendo voltar o mais brevemente possível. Então, até à próxima se não for antes.