23 de dezembro de 2006

Para todos os visitantes e amigos deste blog desejo um bom Natal e um feliz ano novo.

ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO!

1. INDUMENTÁRIA:

O Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário.

Se o virmos calçado com uns ténis Adidas de 100EUR ou com uma bolsa Gucci de 150EUR, presumiremos que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.

Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento.

E se ele se vestir no meio-termo, estará perfeito e portanto, não precisa de aumento.

2.AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:

Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença.

Se o funcionário tem condições para ir até ao consultório médico também tem para vir trabalhar.

3. CIRURGIA:

As cirurgias são proibidas.

Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada.

Nós contratámo-lo inteiro.

Remover algo constitui quebra de contrato.

4. AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:

Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano. Chamam-se Sábados e Domingos.

5. FÉRIAS:

Todos os funcionários têm direito a gozar ainda mais 12 dias de férias nos seguintes dias de cada ano:

1 de Janeiro,

Dia de Páscoa,

25 de Abril,

1 de Maio,

10 de Junho,

15 de Agosto,

5 de Outubro,

1 de Novembro,

1 de Dezembro,

8 de Dezembro,

25 de Dezembro.

6. AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:

Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho.

Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.

Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde.

Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

7. AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:

Isto será aceite como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

8. O USO DO WC:

Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho.

No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo:

Todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.

Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.

Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Intranet do Serviço com o título infractor Crónico.

9. A HORA DO ALMOÇO:

Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.

As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.

Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.

Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e quaisquer outras... ões' deverão ser dirigidas para outro lugar.

Tenham uma boa semana.

A Administração.

Prémios IgNóbil

O esforço dos cientistas que se debruçaram sobre complexas questões como porque os pica-paus não têm dor de cabeça enquanto bicam os troncos das árvores à procura de besouros, ou qual o papel da massagem rectal na cura do soluço, foi reconhecido na passada quinta-feira com os prémios IgNóbil, uma sátira aos Nobel, entregues em Cambridge, Massaschussets, apresentados por vencedores do prestigiado prémio concedido pela Academia Real Sueca. Os prémios são entregues para "honrar as experiências que primeiro fizeram as pessoas rir, e que depois as fizeram pensar", segundo os organizadores.

Prémios:
Ornitologia - Ivan Schwab, da Universidade da Califórnia Davis, e Philip May, da Universidade da Califórnia Los Angeles, pelo seu trabalho pioneiro sobre a capacidade dos pica-paus em evitar dores de cabeça.
Nutrição - Wasmia al-Huty, da Universidade do Kuwait, e Faten al-Mussalam, da Autoridade Pública do Kuwait para o Meio Ambiente, por mostrarem que besouros que comem estrume são na verdade exigentes na escolha da sua refeição.
Paz - Howard Stapleton da Merthyr Tydfil, de Gales, por ter inventado um repelente eletromecânico de adolescentes. O aparelho emite um barulho irritante projetado para ser ouvido apenas por adolescentes, e não por adultos. Anteriormente ele usou a mesma tecnologia para fazer ligações telefónicas ouvidas unicamente por adolescentes e não pelos seus professores.
Acústico - Três cientistas americanos, Lynn Halpern, Randolph Blake e James Hillenbrand, por conduzirem experiências para saber porque as pessoas não suportam o som de unhas a arranhar o quadro negro.
Medicina - Francis Fesmire, da Universidade do Tennessee, pelo seu trabalho "Tratamento de soluços com massagem digital rectal".
Física - Basile Audoly e Sebastien Neukirch, da Universidade de Paris, por terem enfim desvendado porque o esparguete seco tende a partir-se em mais de dois pedaços.
Biologia - Também premiado pela pesquisa com queijos, Bart Knols da Universidade Agrícola de Wageningen, na Holanda, pela sua contribuição para a pesquisa que mostra que os mosquitos fêmea da malária são atraídos pelo odor do queijo limburguer e do chulé.
Outros - Os últimos vencedores do prémio foram Don Featherstone, criador do flamingo rosa de plástico, Kees Moeliker, que registou o primeiro caso cientificamente comprovado de necrofilia homossexual em patos, e Stefano Ghirlanda, co-autor do estudo "Galinhas Preferem Humanos Bonitos".

22 de dezembro de 2006

Um aveirense em Lisboa

O primeiro dia de trabalho

Coincidência ou não, o primeiro dia de estágio foi no dia 2 de Maio de 2006, o dia seguinte ao DIA DO TRABALHADOR. Foi um dia pacífico no escritório, embora para mim não tivesse sido. Saber que tinha de estar à altura do cargo que ia desempenhar, deixava-me um bocado tenso. Fui recebido pela minha tutora, que me apresentou ao grupo todo. Foi um dia estranho, talvez mais marcante do que a primeira vez que fui à escola.
No início não tinha computador, não tinha secretária e não tinha trabalho para fazer. Fui conquistando aos poucos aquilo que me ia fazendo falta para ser útil no escritório. Tinha deixado para trás toda a vida de ócio e lazer, que por vezes é bem pior, do que estar a trabalhar. A integração não foi fácil e ainda não está a ser porque é preciso saber lidar com as pessoas e saber lidar com certas situações. Mas apesar de tudo penso que foi o melhor que me aconteceu por várias razões; principalmente a nível monetário. Em Maio de 2007 espero que Aveiro seja o meu próximo destino de trabalho, mas até lá...

Ser original...

Atendimento ao Público... ( 5 estrelas) Vale a pena ler

*Aprendamos com uma funcionária da TAP!!! "Destruamos" um ignorante sendo
original... É tão simples. Vale a pena ler...*


PARA TODOS OS QUE TÊM DE LIDAR COM CLIENTES IRRITANTES, OU COM PESSOAS QUE
SE ACHAM SUPERIORES AOS OUTROS...

Uma funcionária da TAP, em Lisboa, deveria ganhar um prémio por ter sido
esperta, divertida e ter atingido o seu objectivo, quando teve que lidar com
um passageiro que o que merecia mesmo, era voar no porão da bagagem.
Um voo sobrelotado da TAP foi cancelado (por razões óbvias!).
Uma única funcionária, atendia e tentava resolver o problema de uma
longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado passou por toda a fila, atirou o bilhete para cima do balcão e disse: Eu tenho que ir neste voo, e tem que ser em Primeira Classe.
A funcionária respondeu:
O Sr. desculpe, terei todo o prazer em ajudá-lo, mas tenho que atender estas
pessoas primeiro, pois estão pacientemente na fila, há algum tempo. Quando
chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro, irredutível, disse bastante alto para que todos na fila ouvissem: Você por acaso, faz alguma ideia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu licença, pegou no microfone e
anunciou: Atenção, atenção, por favor!!! - (a sua voz ecoou em todo o terminal) e continuou: Está aqui neste balcão, um passageiro que não sabe quem é, devendo estar perdido! Se alguém for parente, responsável pelo mesmo, ou puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, solicitamos que compareça no balcão da TAP. Muito obrigada!
Com as pessoas atrás dele, rindo desalmadamente, o homem olhou furiosamente
para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando: Vou-te foder....!!
Sem pestanejar, ela sorriu e disse:
Desculpe, meu caro Senhor, mas mesmo para isso, vai ter que esperar na
fila...

* Isto sim, é QUALIDADE TOTAL ...*


21 de dezembro de 2006

Um aveirense em Lisboa

Formação em Oeiras

Em meados de Junho recebi a notícia que ia ter uma formação em Gestão de projectos no Instituto Nacional de Administração. Estava relacionada com a minha área funcional do Estágio o que era bastante bom. Havia inúmeras licenciaturas representadas na formação, desde, Engenharia do ambiente, Gestão, Economia, Marketing e línguas. De economia era o único, o que à partida era uma vantagem, porque possuía conhecimentos básicos de Gestão deProjectos, mas na verdade isso não se veio a verificar. Foi-nos ensinado o básico desde a criação dos objectivos, indicadores e os riscos que envolvem um projecto. A formação ficou um bocado aquém das minhas expectativas mas mesmo assim consegui reciclar alguns conceitos que já tinha aprendido nalgumas cadeiras de Gestão. A pouca aplicação prática do que se aprendeu na formação foi o que mais me aborreceu. O ponto positivo que mais gostava de destacar foi, sem dúvida, os professores, que foram, realmente muito concisos e objectivos.
A matéria mais entusiamante foram as compras públicas, apresentado-se algumas soluções para a diminuição da despesa, por parte de alguns organismos públicos. A parte relacionada com Contabilidade também foi bastante útil, embora fosse uma matéria pouca explorada, mas mesmo assim fiquei esclarecido em alguns pontos.
Ficou a promessa de outra formação muito mais prática e mais específica para os interessados, mas como se costuma dizer: Um longo caminho faz-se sempre com o primeiro passo.

Beira-Mar


Depois de a maldita gripe que me atacou durante grande parte deste mês finalmente ter feito as malas e viajado para outras paragens, posso finalmente voltar ao activo. E começo com o meu (nosso) clube do coração.
Antes de mais, lamento imenso o não ter estado na última assembleia geral para dar a minha contribuição para o melhorar do nosso clube. Mas a realidade é que o meu horário de trabalho não o permitiu, como a muitas assembleias gerais. Fui à assembleia que aprovou o relatório de contas 05/06, porque a mesma se realizou na véspera de um feriado. Mas enfim, já dizia o outro "É a vida!".
Continuando, não podendo dar a minha contribuição em sede própria, não venho para aqui criticar ou apontar o dedo a quem quer que seja ou falar acerca do que se passou na última assembleia geral. Venho apenas dar a minha opinião a que penso que tenho direito enquanto sócio do Beira-Mar.
Começo com a equipa. Penso que podia até vir o Mourinho que esta equipa não vai a lado nenhum. Mas há uma coisa que me intriga. Esta defesa é praticamente a mesma que desceu há dois anos (salvo, naturalmente, uma ou duas excepções). Conseguiu ser a pior (ou, pelo menos, uma das piores) quando desceu, a mesma defesa conseguiu ser a melhor na Liga de Honra quando subiu e volta a ser a pior na Liga BWIN. Estranho. Serão as duas competições assim tão diferentes em termos de qualidade ou os atacantes são muito maus numa e muito bons noutra ou há qualquer coisa que me está a passar ao lado e a fazer de mim parvo?
Quanto ao meio campo, penso que temos um meio campo razoável. Para mim, o Diakité é o melhor, o Emerson está longe do seu real valor, André Leão é uma aposta de futuro, Torrão é um bom reserva, Vasco Matos e Rui Lima são os melhores extremos do Beira-Mar, o Ratinho desiludiu-me, Farah (quem é mesmo ele, desculpem-me?) não o conheço, Roma volta depressa, Wegno um bom atacante também ele desaproveitado. Desculpem-me se me esqueci de alguém. Faz-nos falta um bom organizador de jogo. E um médio esquerdo, pois se calha o Rui Lima lesionar-se, ficamos sem ala esquerda.
Quanto aos atacantes/pontas de lança, Jorge leitão merece mais oportunidades, Diogo Macedo não posso dizer pois nunca o vi a jogar e Mário jardel é bom num clube como o FCP ou o SCP mas nunca num clube como o SCBM. Portanto, mais um bom ponta de lança não é pedir muito.
Agora, vou passar à questão do estádio. Porque é que um estádio de mais de 50 milhões de euros nem sequer tem UM campo de treinos?????!!!! Como é possível um clube profissional como o SCBM ter de ir treinar ao INDOOR SPORTS em Taboeira por falta de campo????!!!!!!! Como é possível um clube como o SCBM ter de ir a Águeda treinar por falta de condições? Isto é um escândalo. Que fique a câmara com o elefante Branco que ficamos nós com o "velhinho" Mário Duarte. É que pelo menos, este sempre tem UM campo de treinos. Quanto ao outro, pode ser que dê algum dia para algum mundial ou para outro europeu, para andarem aí os despesistas todos vaidosos a gabarem-se que têm um estádio bonito e a mostrarem os dentes para a fotografia. Isto não é desculpa para o mau desempenho do SCBM, mas deve haver clubes de divisões inferiores com mais condições de trabalho.
E por agora, me fico. Saudações natalicias para todos.

2 de dezembro de 2006

A GANHAR OU A PERDER...... SOU DO BEIRA ATÉ MORRER!