31 de agosto de 2007

Café raro!

Um café indonésio considerado uma iguaria é feito a partir dos dejectos de um pequeno felino chamado civeta ou luwak. O aroma a civeta custa cerca de 50 € por 125 gramas e está a levar os apreciadores aos céus.

Nas plantações deste tipo de café os grãos não são colhidos. Colhe-se antes os dejectos dos luwak, depois destes se terem banqueteado com os respectivos grãos.

O resultado ‘mágico’ é provocado pelas enzimas que digerem o café no estômago das civetas. O suco estomacal tem a capacidade de acabar com as proteínas que dão ao café o gosto amargo, intensificando o seu sabor e criando uma tipologia de café que muitos consideram soberba.

Uma chávena deste café especial de civeta está na moda nos cafés australianos e nova-iorquinos, e custa, no primeiro caso, 50 dólares australianos e no segundo, 75 dólares por 125 gramas.

«O sabor deste café é perfeito. Fica na tua boca muito tempo depois de o teres bebido», disse um apreciador num café indonésio.

O preço é em parte explicado pelos valores de produção anual deste café que apenas atingem os 200 a 300 quilogramas por ano.

Tem-se tentado manter os Luwak em cativeiro para aumentar a produção, mas os animais parecem preferir estar à solta para libertar os muito procurados dejectos.

Na minha modesta opinião, acho que vou deixar de beber café...

ESTRANHO MAS VERDADE

29 de agosto de 2007

Novo gang à solta!

Um homem, de 23 anos, foi atacado por 4 gansos, que o atiraram para o chão e lhe levaram o telemóvel. A vítima, Sam Rozati, estudante de Direito, diz desconhecer o enquadramento legal para este tipo de crime.

Segundo Rozati, as aves golpearam-lhe a mão até ele soltar o telemóvel, tendo um deles agarrado o aparelho com o bico e fugido com ele. "Nunca fui assaltado, mas agora fui roubado por um ganso" disse o jovem ao jornal inglês “The Sun”.

Desde o dia do assalto, Sam tem ligado insistentemente para o seu telemóvel, mas ninguém responde, o que não surpreende porque estava no silêncio!

Já sabem, se algum dia fora a algum parque e virem gansos, fujam. Nunca se sabe o que eles podem estar a tramar...

Finalmente....

...estou em condições de voltar ao activo. Desculpem só agora o ter feito, mas por motivos de doença, eu preferi guardar as minhas forças para a combater (o que não foi fácil) e para trabalhar (hoje em dia, a nossa 2ª prioridade a seguir à saúde, pelo menos para mim). Estou de férias, mas foram mais para recuperar forças para mais um ano de trabalho que se avizinha. Peço perdão por todos os que visitaram o blog na esperança de encontrar qualquer coisa nova todos os dias. A quem tentou contactar, por mail ou telemóvel (vocês sabem quem são) mas ainda não me sentia preparado para voltar a lidar com assuntos do quotidiano.
Esperando vê-los por cá numa próxima ocasião, aqui vai um forte abraço para todo o pessoal da blogosfera do administrador deste blog
João Figueira