11 de maio de 2007

Reflexões!

Pois é, tenho andado (mais uma vez), distanciado da escrita deste blogue. mas aproveitei este período para reflectir. E o principal assunto desta reflexão foi precisamente os blogues. Afinal o que são? Para que servem? Qual o propósito para criar um? Qual o motivo de criar para passadas algumas semanas acabar com o blogue? E principalmente o meu blogue. Mas vamos por partes.
Resposta à primeira pergunta-A definição de blogue não é consensual. Um blogue é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de blogues, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o blogue, pensa-se que um blogue pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blogue seja.
Resposta à segunda e terceira perguntas-Um blogue pode servir vários objectivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado processo (uma gravidez, por exemplo), pode servir para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.
Resposta à quarta pergunta-A verdade é que não sei porque motivo alguns blogues acabam abruptamente passado pouco tempo de serem criados. Tanto pode ser porque até à pouco tempo era moda ter um blogue e o pessoal como gosta de andar na moda, toca de os criar. O problema é que manter um blogue exige tempo e paciência e, como tudo o que diga respeito à moda, quando esta passou eles foram-se embora deixando os blogues ao abandono. É como a roupa. Enquanto está na moda andamos com ela. Quando passa de moda, guardamo-la no armário para nunca mais a tirar (a não ser que a gente goste mesmo é da roupa e não da moda). Pode acontecer também que, por algum motivo, a pessoa acabe por deixar de ter tempo para actualizar o blogue e desapareça da blogosfera.
Finalmente a questão mais importante-o meu blogue. A verdade é que não tenho tratado do meu blogue como deve ser. Longos períodos de ausência, muitos posts não originais e, principalmente, tenho um blogue onde praticamente não escrevi nada sobre a cidade que lhe dáo nome, mais concretamente Aveiro. Afinal, para quê criar um blogue para depois se andar a postar curiosidades (embora pense que estas eram interessantes e até tiveram algum sucesso), noticias a partir de outros sites, fotos que não são minhas e apenas alguns artigos sobre o Beira-Mar? É verdade, faço um mea culpa mas também digo que só me arrependo daquilo que não faço. Gostei de partilhar muita coisa e mais partilharei. Mas a alma deste blogue é que vai ser diferente.

Sem comentários: