Depois de já ter tomado uns "PROZACS" e a depressão já ter diminuido, venho aqui falar do que será o futuro do Sport Club Beira-Mar. E que Beira-Mar será o do futuro?
Na minha perspectiva, devemos antes de mais analisar as últimas épocas e ver os erros cometidos. Para mim, chega de parcerias. Duas parcerias, duas descidas de divisão. Coincidência? Não! Estas parcerias apenas beneficiaram as duas empresas envolvidas (primeiro a Stellar Group e agora a Inverfútbol) e alguns jogadores. A primeira parceria foi uma tentativa do presidente em exercicio na altura, o sr. engenheiro Mano Nunes, fortalecer o Beira. Prometeu que se no início da época que se o Beira-Mar não terminasse nos dez primeiros se demitiria. Cumpriu. É um homem de palavra. Cometeu erros para o fim, é verdade. Mas quem nunca os cometeu que atire a primeira pedra.
Já a segunda parceria... bem, que vou dizer? Esta parceria foi apenas para cobrir erros de gestão que esta direcção em tido desde o inicio. Foi feita à pressa e já na altura os sócios ficaram com os pés atrás. Afinal, já tínhamos uma má experiência. Mas tudo bem, dá-se sempre o beneficio da dúvida.
O pior foi quando se percebeu que se estava a ter mais do mesmo. Ou seja, metem aqui uns jogadores para se valorizarem, chega o fim da época vão-se embora e o Beira sem ver nada. Agora, vamos para a segunda e eles dizem "desenrasquem-se".
A acrescentar a tudo isto o caso da divisão no seio da direcção entre o sr. Cachide e o sr. Artur Filipe devido ao jogador Alcaraz que foi autorizado a ir à bélgica para assinar contrato com o Brugges antes dum jogo importante para o Beira-Mar. Que motivação tem um jogador para jogar se já tem contrato com outro clube? Por muito que falem em profissionalismo por parte do jogador, não acredito. E viu-se nos ultimos jogos do Alcaraz pelo Beira.
Mas enfim, havia mais a dizer, mas o meu objectivo não é atacar o clube nem pô-lo (mais) abaixo neste momento. É apenas tentar ajudar a que não se cometam mais erros destes.
Falei no passado recente com algumas dos erros que se cometeram. E o futuro?
Apesar de muita gente ser contra, penso que o futuro do Beira-Mar passa por uma SAD. Agora, a SAD não pode ser como as parcerias, apenas para tapar buracos causados pela má gestão das direcções. Não! A SAD, antes de mais, tem de servir para profissionalizar o futebol. Quem estiver à frente da SAD tem de se dedicar a tempo inteiro ao clube como todos os seus funcionários. A partir daí, construir uma equipa competitiva a partir das escolas de formação que tão mal aproveitadas têm sido nos últimos anos. E para isto aconselho a que se faça uma academia de futebol, tendo como modelo de gestão a academia do Sporting, que tão bons frutos tem dado nos últimos anos. Mas para isso é preciso apostar a sério nas escolas de formação. Não é aparecer um miúdo que sabe dar dois chutos na bola e vai logo para o Boavista, Porto, etc.
Claro que um projecto destes é para ser feito em muitos anos. Mas vamos aproveitar esta descida, para como num computador se reiniciar o clube. E as casas têm de começar a serem feitas pelos alicerces, não pelo telhado, como tem acontecido.
Mais havia a dizer novamente, mas estou com falta de tempo. Talvez noutra altura. Mas por agora fiquem com esta ideia. Que não passa disso mesmo. Uma ideia.
Saudações beiramarenses para todos.
23 de maio de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário