A Comissão Europeia anunciou hoje que vai lançar um serviço electrónico europeu de portagem (SEEP) que permitirá aos condutores pagar a taxa de utilização de auto-estradas em toda a União Europeia (UE) utilizando apenas um serviço e equipamento. Os chips que serão instalados nos automóveis vão articular-se com o serviço electrónico europeu de portagens.
O serviço estará operacional dentro de três anos para todos os veículos rodoviários com mais de 3,5 toneladas ou autorizados a transportar mais de nove passageiros, incluindo o condutor. Para os restantes veículos estará disponível dentro de cinco anos.
Contactada pela Lusa, fonte oficial do Ministério das Obras Públicas disse que o projecto anunciado hoje pela Comissão Europeia irá articular-se com o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM), vulgarmente designado por chip.
A data para a instalação dos chips, que servirão para a cobrança de portagens, está dependente da publicação de uma portaria que estabelecerá também, entre outras coisas, as especificidades técnicas do sistema. A fonte oficial do ministério tutelado por Mário Lino disse que esta portaria “será publicada em breve”.
Fonte da Brisa disse que tem acompanhado o lançamento deste serviço electrónico europeu de portagem (SEEP) através de um grupo de trabalho e da sua Direcção de Inovação e Tecnologia.
“Neste âmbito, a Brisa preside ao projecto CESARE IV, que termina no final de 2009, e do qual sairão recomendações acerca de como implementar o sistema”, acrescentou.
A Brisa já anunciou que está preparada para, em conjunto com a sua rede de parceiros, desenvolver os chips.
8 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário