20 de abril de 2006

Curiosidades do mundo

As curiosidades não passam disso mesmo, de curiosidades. Mas as curiosidades também nos podem alertar para factos que hoje julgamos desaparecidos, mas que há muito tempo atrás eram "normais" de acontecer. Assim, eis a curiosidade de hoje:

SÓ PARA BRANCOS
A rainha dos blues, Bessie Smith, sofreu em 1937 um grave acidente rodoviário. Morreu na ambulância, após ter sido recusada num hospital para brancos.
Este é um caso grave de racismo, que ainda hoje existe, embora não tão descarado. Naquele tempo, situações destas eram normais. Perdeu-se uma grande cantora apenas porque a cor da pele era diferente. Se fosse ao contrario, será que não daria escândalo nacional ou mesmo internacional?
Por aqui me fico. Saudações para todos.

3 comentários:

Terra e Sal disse...

Meu caro Figueiras:
O racismo é um mal que nasceu, sempre existiu e quer queiramos quer não, continua.

Anda camufulado mas manifesta-se há mais pequenina contrariedade.
A ignorância é o maior mal do mundo e de todos nós.

O racismo em Portugal foi inculcado nas mentes das pessoas pelo Estado Novo.

Sei por exemplo, que um professor de cor na progressão da sua carreira era muito limitado por causa da côr.
Enfim misérias morais.
Cumprimentos
terra & Sal

Terra e Sal disse...

Figueira:
Já agora permita-me também contar-lhe uma Curiosidade:

Trabalhavam dois homens.
Um era Branco, outro de Côr.
O Branco era assim um bocado ao palerma...
O de Côr, era vivaço...

O Branco sempre que precisava de alguma coisa, para não ferir muito o outro dizia:

Ó de Côr traz-me isto ou aquilo.
E o de Côr lá lhe trazia.

A cena repetia-se dia a dia.
Ó de Côr isto ó de Côr aquilo...

Um dia o de Côr que era Negro vira-se para o Branco e diz-lhe:
Ouve cá ó meu palerma:
Porque me chamas de côr?

O Branco meio embatucado diz-lhe:
Porque tu és Negro e os Negros são de Côr

Responde-lhe o Negro:
Ai eu é que sou de côr?
De côr és tu, e queres saber porquê?

Olha eu nasço meio-branco,mas passadas umas horas, fico negro, e sou negro até morrer.

Tu nasces roxo...
Passadas umas horas ficas branco....

Apanhas intrinsia, ficas amarelo...

Vais à praia ficas vermelho...

Continuas na praia e ficas negro...

Apanhas um susto, ficas meio verde

Morres e ficas roxo...

Então meu cara de cú quem é o de Côr?

Como vê Caro Figueira, nós é que somos de côr...
Cumprimentos
Terra & Sal

João Figueira disse...

Amigo Terra & sal, obrigado por partilhar a sua história. Achei-a muito interessante. Aqui a questão não é saber se havia ou não racismo. É mesmo ver até que ponto as pessoas eram racistas, de modo a não permitirem que uma pessoa de raça negra fosse tratada num hospital para "brancos". Ainda hoje se pode encontrar tão grande racismo, embora já mais encoberto.
Já agora, uma palavra também para o meu marechal, que mais que ninguém deve saber de histórias de escravidão e racismo.
Obrigado pelos vossos comentários. Tornam estas curiosidades mais ricas e fazem com que eu tenha mais cuidado ao escolher a curiosidade para cada dia.
Por aqui me fico. Saudações para todos.