4 de fevereiro de 2007

Palavra do ano



A Sociedade Americana de Dialecto (ADS, sigla em inglês), voltou a juntar-se para escolher a palavra do ano de 2006, nos Estados Unidos, noticia a BBC.


A vencedora foi plutoed, ou, em tradução livre, plutonizado, e é um neologismo que faz referência ao ex-planeta Plutão, que viu o seu estatuto ser redefinido no ano passado, e foi reclassificado de planeta-anão.


Assim, plutonizado designa uma pessoa que foi despromovida de um cargo ou alguém que foi desvalorizado, assim como aconteceu com Plutão.


Já um climate canary (ou canário do clima, em tradução livre) é algo ou alguém cuja saúde frágil indica uma catástrofe ambiental iminente.


Esta foi a 17ª vez que os membros da ADS se reuniram para escolher a palavra do ano.


«Foi bom que a sociedade se tenha concentrado numa preocupação genuinamente científica, apesar de eu pensar que a indicação tenha vindo do espaço astral», disse Wayne Glowka, presidente do comité da ADS.


Concorrentes


Além da palavra relativa à reclassificação do planeta, concorreram também flog, uma propaganda disfarçada de blog, líquidos proibidos, fluidos que não podem ser transportados por passageiros em aviões e macaca, um cidadão americano tratado como estrangeiro.


Alguns consideram esta última palavra como uma ofensa racial.


Fonte: Portugal Diário

Sem comentários: