16 de abril de 2006

Idosos ou a arte de ser sábio

Quero vir aqui expressar toda a ira e mágoa que tomaram hoje conta de mim ao ver uma reportagem no telejornal de hoje, na RTP1. Era uma grande reportagem que falava sobre a maneira como os portugueses tratam os seu idosos. E garanto-vos que fiquei revoltado. Ouvi falar de histórias de pessoas? que batiam, maltratavam, abandonavam e desprezavam quem não tem culpa de ser idoso. Não se justifica isso de maneira nenhuma. Ainda por cima os próprios filhos. batem em pessoasque fizeram todos os sacrificios possíveis e imaginários para lhes darem pão, roupa lavada e um minimo de condições para um dia virem a ser alguém na vida. Agradecimentos? Violência fisica.
Abandonam quem nunca os abandonou mesmo quando as condições de vida eram más. Quem esteve sempre presente nos bons e maus momentos, quem se calhar passou fome para lhes dar comer, quem fez tudo o que podia pelos filhos. Agradecimentos? Abandono porque tornaram-se um fardo.
Desprezam quem nunca lhes virou costas, se calhar muitas vezes com vontade disso. Quem sempre apoiou os filhos, mesmo quando não concordava com as suas decisões. Quem permitiu que fossem gente hoje em dia. Agradecimentos? desprezo e humilhação.
Mas a frase mais chocante foi dita por uma assistente social do hospital Amadora-Sintra, que disse que muitas vezes, ao telefonarem a familiares de idosos que ficam lá internados lhe respondem:"Se quiser pôr a minha mãe no lixo, ponha". Mas isto diz-se de alguém. lixo têm essas pessoas no lugar daquilo que chamam cérebro. Os idosos são pessoas com grande experiência de vida e que são sábias, pois a escola da vida ensinou-as. Já desde o homem pré-histórico que os idosos são respeitados e tratados com consideração. Porque as pessoas de hoje não fazem o mesmo? Não dão aos idosos o respeito que eles merecem? Digo que a pessoa que mais admiro no mundo é o meu avô. è uma pessoa inteligente, que passou muito na vida e com quem tenho o prazer de ter longas conversas sobre tudo com ele. Aprendo muito com ele e toda a gente que o conhece respeita-o muito. Será dificil ás outras pessoas pedir o mesmo?
lamento se otexto está mal construido, mas a ira e a revolta que me invadiram com essa reportagem ainda cá estão. Mas este é um tema a reflectir. Pois que não souber dar valor aos idoso jamais terá futuro. Com o passado dos idosos se faz o futuro do país. Só uma pergunta. Quando formos idosos, será que também vamos gostar de ser maltratados?
Por aqui me fico. Saudações para todos.

Sem comentários: