21 de dezembro de 2006

Um aveirense em Lisboa

Formação em Oeiras

Em meados de Junho recebi a notícia que ia ter uma formação em Gestão de projectos no Instituto Nacional de Administração. Estava relacionada com a minha área funcional do Estágio o que era bastante bom. Havia inúmeras licenciaturas representadas na formação, desde, Engenharia do ambiente, Gestão, Economia, Marketing e línguas. De economia era o único, o que à partida era uma vantagem, porque possuía conhecimentos básicos de Gestão deProjectos, mas na verdade isso não se veio a verificar. Foi-nos ensinado o básico desde a criação dos objectivos, indicadores e os riscos que envolvem um projecto. A formação ficou um bocado aquém das minhas expectativas mas mesmo assim consegui reciclar alguns conceitos que já tinha aprendido nalgumas cadeiras de Gestão. A pouca aplicação prática do que se aprendeu na formação foi o que mais me aborreceu. O ponto positivo que mais gostava de destacar foi, sem dúvida, os professores, que foram, realmente muito concisos e objectivos.
A matéria mais entusiamante foram as compras públicas, apresentado-se algumas soluções para a diminuição da despesa, por parte de alguns organismos públicos. A parte relacionada com Contabilidade também foi bastante útil, embora fosse uma matéria pouca explorada, mas mesmo assim fiquei esclarecido em alguns pontos.
Ficou a promessa de outra formação muito mais prática e mais específica para os interessados, mas como se costuma dizer: Um longo caminho faz-se sempre com o primeiro passo.

Sem comentários: