28 de março de 2006

TRISTEZA


Acabo se saber que morreu o último grande defensor de Esgueira: o sr. José gonçalves Venâncio. Com a sua perda, a freguesia de Esgueira ficou muito mais pobre e certos políticos da nossa praça devem ter ficado bem aliviados com o seu desaparecimento, mas isso deixarei para outra altura. A esse grande Senhor da nossa cultura apenas tenho isto a dizer: foi uma honra e um grande orgulho conhece-lo pessoalmente. ATÉ SEMPRE, AMIGO VENÂNCIO

2 comentários:

Terra e Sal disse...

Meu Caro João Figueira:
Também conheci e privei com o Senhor Venâncio.
Era efectivamente um homem de muito valor.
Li alguns artigos e livros que escreveu.
Pese embora não ser natural de Esgueira, tinha nesta terra maravilhosa o seu coração e alma.
Enriqueceu-a e enriqueceu-nos com ela.
Um auto-didacta como ele fazia questão de dizer, e talvez por isso, no que escrevia, vinha sempre expresso a alegria ou tristeza da sua alma e coração.
Deixou o nosso convívio, mas ficou o seu legado, e esse é o testemunho do dever cumprido na sempre efémere passagem por cá.
A minha humilde homenagem ao Amigo Venâncio, que foi efectivamente um grande HOMEM.

Unknown disse...

olá! Sou maria José Venâncio filha de José Venâncio e, só hoje, 18 de Janeiro de 2010, porque um amigo me enviou esta página, tive conhecimento dela. Como escrevi em tempo, em nome de meu pai, obrigada.
Na verdade ele foi um grande HOMEM. Um dia, um passarinho contou-me que ele ia ter uma praceta em Esgueira, com o seu nome...talvez um dia. seria uma forma, paralelamente com a reedição do seu livro sobre as origens de Esgueira, de o fazer recordar mais vezes como um justo lutador e defensor de causas justas.
Sempre que vou ao Centro de Saúde/Posto Médico, sei que foi uma das lutas que venceu e a minha neta de 6 anos já sabe essa história. Gostava de, um dia, para além dos livros que lhe mostro e que ela já começa a ler, de a levar a passear e a inventar uma história na praceta Gonçalves Venâncio.
... Sem pompa nem circunstância... basta lá colocar a placa e dar conhecimento à família.
Bem hajam
maria josé venancio