23 de dezembro de 2006
ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO!
1. INDUMENTÁRIA:
O Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário.
Se o virmos calçado com uns ténis Adidas de 100EUR ou com uma bolsa Gucci de 150EUR, presumiremos que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.
Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento.
E se ele se vestir no meio-termo, estará perfeito e portanto, não precisa de aumento.
2.AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:
Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença.
Se o funcionário tem condições para ir até ao consultório médico também tem para vir trabalhar.
3. CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas.
Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada.
Nós contratámo-lo inteiro.
Remover algo constitui quebra de contrato.
4. AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano. Chamam-se Sábados e Domingos.
5. FÉRIAS:
Todos os funcionários têm direito a gozar ainda mais 12 dias de férias nos seguintes dias de cada ano:
1 de Janeiro,
Dia de Páscoa,
25 de Abril,
1 de Maio,
10 de Junho,
15 de Agosto,
5 de Outubro,
1 de Novembro,
1 de Dezembro,
8 de Dezembro,
25 de Dezembro.
6. AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho.
Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.
Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde.
Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.
7. AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceite como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.
8. O USO DO WC:
Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho.
No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo:
Todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.
Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Intranet do Serviço com o título infractor Crónico.
9. A HORA DO ALMOÇO:
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.
As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.
Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e quaisquer outras... ões' deverão ser dirigidas para outro lugar.
Tenham uma boa semana.
A Administração.
Prémios IgNóbil
22 de dezembro de 2006
Um aveirense em Lisboa
Coincidência ou não, o primeiro dia de estágio foi no dia 2 de Maio de 2006, o dia seguinte ao DIA DO TRABALHADOR. Foi um dia pacífico no escritório, embora para mim não tivesse sido. Saber que tinha de estar à altura do cargo que ia desempenhar, deixava-me um bocado tenso. Fui recebido pela minha tutora, que me apresentou ao grupo todo. Foi um dia estranho, talvez mais marcante do que a primeira vez que fui à escola.
No início não tinha computador, não tinha secretária e não tinha trabalho para fazer. Fui conquistando aos poucos aquilo que me ia fazendo falta para ser útil no escritório. Tinha deixado para trás toda a vida de ócio e lazer, que por vezes é bem pior, do que estar a trabalhar. A integração não foi fácil e ainda não está a ser porque é preciso saber lidar com as pessoas e saber lidar com certas situações. Mas apesar de tudo penso que foi o melhor que me aconteceu por várias razões; principalmente a nível monetário. Em Maio de 2007 espero que Aveiro seja o meu próximo destino de trabalho, mas até lá...
Ser original...
*Aprendamos com uma funcionária da TAP!!! "Destruamos" um ignorante sendo
original... É tão simples. Vale a pena ler...*
PARA TODOS OS QUE TÊM DE LIDAR COM CLIENTES IRRITANTES, OU COM PESSOAS QUE
SE ACHAM SUPERIORES AOS OUTROS...
Uma funcionária da TAP, em Lisboa, deveria ganhar um prémio por ter sido
esperta, divertida e ter atingido o seu objectivo, quando teve que lidar com
um passageiro que o que merecia mesmo, era voar no porão da bagagem.
Um voo sobrelotado da TAP foi cancelado (por razões óbvias!).
Uma única funcionária, atendia e tentava resolver o problema de uma
longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado passou por toda a fila, atirou o bilhete para cima do balcão e disse: Eu tenho que ir neste voo, e tem que ser em Primeira Classe.
A funcionária respondeu:
O Sr. desculpe, terei todo o prazer em ajudá-lo, mas tenho que atender estas
pessoas primeiro, pois estão pacientemente na fila, há algum tempo. Quando
chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro, irredutível, disse bastante alto para que todos na fila ouvissem: Você por acaso, faz alguma ideia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu licença, pegou no microfone e
anunciou: Atenção, atenção, por favor!!! - (a sua voz ecoou em todo o terminal) e continuou: Está aqui neste balcão, um passageiro que não sabe quem é, devendo estar perdido! Se alguém for parente, responsável pelo mesmo, ou puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, solicitamos que compareça no balcão da TAP. Muito obrigada!
Com as pessoas atrás dele, rindo desalmadamente, o homem olhou furiosamente
para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando: Vou-te foder....!!
Sem pestanejar, ela sorriu e disse:
Desculpe, meu caro Senhor, mas mesmo para isso, vai ter que esperar na
fila...
* Isto sim, é QUALIDADE TOTAL ...*
21 de dezembro de 2006
Um aveirense em Lisboa
Em meados de Junho recebi a notícia que ia ter uma formação em Gestão de projectos no Instituto Nacional de Administração. Estava relacionada com a minha área funcional do Estágio o que era bastante bom. Havia inúmeras licenciaturas representadas na formação, desde, Engenharia do ambiente, Gestão, Economia, Marketing e línguas. De economia era o único, o que à partida era uma vantagem, porque possuía conhecimentos básicos de Gestão deProjectos, mas na verdade isso não se veio a verificar. Foi-nos ensinado o básico desde a criação dos objectivos, indicadores e os riscos que envolvem um projecto. A formação ficou um bocado aquém das minhas expectativas mas mesmo assim consegui reciclar alguns conceitos que já tinha aprendido nalgumas cadeiras de Gestão. A pouca aplicação prática do que se aprendeu na formação foi o que mais me aborreceu. O ponto positivo que mais gostava de destacar foi, sem dúvida, os professores, que foram, realmente muito concisos e objectivos.
A matéria mais entusiamante foram as compras públicas, apresentado-se algumas soluções para a diminuição da despesa, por parte de alguns organismos públicos. A parte relacionada com Contabilidade também foi bastante útil, embora fosse uma matéria pouca explorada, mas mesmo assim fiquei esclarecido em alguns pontos.
Ficou a promessa de outra formação muito mais prática e mais específica para os interessados, mas como se costuma dizer: Um longo caminho faz-se sempre com o primeiro passo.
Beira-Mar
